29/03/2024

Houve crescimento de protagonismo asiático nas categorias do Oscar?

Se você gosta de cinema assim como eu e acompanha as maiores premiações do mundo do cinema deve ter percebido o crescente protagonismo de pessoas asiáticas concorrendo às premiações não só do Oscar, mas do Golden Globes e BAFTA. Essas premiações que sempre teve como protagonistas pessoas brancas do Ocidente como ganhadoras, em 2020 teve uma reviravolta, o filme Sul-coreano “Parasita” venceu a categoria de melhor filme, e não somente melhor filme como melhor roteiro original e melhor filme estrangeiro. Nenhum estrangeiro jamais havia levado a premiação máxima na história de 91 anos do Oscar.

Imagem do filme Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

Em 2022, o filme “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, protagonizado pela atriz Michelle Yeoh, fez história ao conquistar seis Oscars: Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Ator e Atriz Coadjuvante, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original e Melhor Montagem. A quem diz que o filme não mereceu os prêmios que recebeu, mas não podemos negligenciar a genialidade do Diretor Daniel Kwan em fazer um filme sobre uma simples dona de lavanderia em multiversos diferentes, e a exploração dos relacionamentos entre mãe e filha, marido e mulher, e de amizade, mostrando como são complicados independentes dos lugares que estivemos, seja como pessoas com mão de borrachas, em um mundo que somos pedras, no universo que somos outras pessoas, esses relacionamentos ainda vão acontecer. 

Além desses grandes filmes protagonizados por pessoas asiáticas, temos as animações japonesas que sempre estiveram presente nas categorias de melhor animação, mas quem sempre levou o prêmio é o diretor Hayao Miyazaki, em 2003 com “A Viagem de Chihiro”, e em 2024 com a animação “O Menino e a Garça”.

Portanto, esse crescimento de protagonismo veio sendo cultivada a anos, mas só agora com as plataformas de streaming e a crescente visibilidades de K-dramasJ-dramas, C-dramas saindo da bolha de quem já os conhecia era inevitável eles alcançarem espaços ainda maiores como premiações do Oscar, Golden Globes e BAFTA.

Caso você seja amante dos cinemas e tem interesse por filmes que envolvem culturas  Asiáticas eu indico filmes como “Past Lives”, dirigido pela Celine Song, “Soulmates”, “O Túmulo de Vagalumes”, “Blue“Better Days”, “Pérolas do Mar”, “As Nadadoras”, isso é só um pouco de muitos filmes no qual você pode se aventurar para se apaixonar pela cultura de outros países e sair da bolha do Etnocêntrica. 

Trailer do filme Past Lives

New episodes

We publish INTERVAL on DAY at TIME.

Be our guest?