Exercícios físicos em academia na terceira idade

O que se imagina quando se pensa em academia? Um espaço bem grande com vários aparelhos, professores profissionais (personal trainner) e muitas pessoas exercitando o corpo para ficar em forma. Mas e se esse local for destinado somente a um público da terceira idade? Conforme mostram diversos estudos científicos, atividade física é essencial para a terceira idade.

No Brasil apenas 30% da população idosa praticam alguma atividade física. Dirce sobrenome, professora aposentada, é uma aluna muito disciplinada. Com seus 79 anos ela vai à academia três vezes por semana por recomendação médica. Ela tinha muitas dores musculares, dores nas pernas, nos joelhos, que foram melhorando com os exercícios físicos, por meio da musculação. “A cada dia que passa estou me sentindo melhor”, declara.

O médico de dona Dirce, Dr. Joares sobrenome, ortopedista, disse a ela que se não procurasse uma academia ela acabaria na cama ou na cadeira de rodas. “O.Da dona Dirce.É”, diz o personal trainner dela,Rodrigo sobrenome. “Exercícios cardiovasculares nem sempre, o início é na bicicleta, trabalho muito com ela a questão do equilíbrio para prevenir quedas que podem vir a ter fratura, alguma coisa assim trabalho a musculatura, força para preservar pelo menos um pouco da massa muscular, que a gente tem tendência natural com o avanço da idade em perder. Quanto à massa muscular, quanto à massa óssea, o trabalho de musculação é bem legal nessa prevenção, nessa perda de massa magra”, completa ele
Dona Dirce começou a se cuidar há 10 anos , o que demonstra que nunca é tarde para começar a cuidar da saúde.